Contribuição à história da Igreja Velha de Itabaiana (1620-2010)

Publicado: 21/04/2011 em Uncategorized

Introdução:

A preocupação com o patrimônio tem gerado muitas pesquisas. Aumentou consideravelmente a produção acadêmica sobre a temática. Esta trabalho segue esta tendência. Minha pesquisa volta-se para a história da Igreja Velha de Itabaiana, hoje em ruínas, situada no povoado de mesmo nome, na zona rural de Itabaiana, a 7 Km do centro da sede municipal. A capela de Santo Antonio foi construída na primeira metade do século XVII e desde 1761 já se encontrava em desuso e abandonada.

Métodos:

Utilizaremos documentos das mais variadas natureza (oficiais, impressos, manuscritos, mapas, depoimentos, bibliografia e etc) para configurar as principais etapas históricas da primitiva capela de Santo Antonio de Itabaiana desde a sua ereção até a atualidade, relacionando-as com o contexto envolvente.

Resultados e discussão:

As principais etapas da história do templo podem ser assim configuradas: fase da ereção e pleno uso (1620? – 1675); fase da disputa com a Irmandade das Almas (1665-1675); fase do desuso e arruinamento (1675-1914) e fase da resignificação simbólica (1914 – aos dias atuais);

Conclusões:

Apesar de não ser até agora um bem tombado, as ruínas da Igreja Velha são um espaço privilegiado para o historiador e o arqueólogo interessados em estudar o período colonial sergipano, em especial o primeiro século de colonização.

Fonte de Financiamento:

Secretaria Municipal da Cultura (Itabaiana/SE)

Palavras-chave: Igreja Velha, Patrimônio histórico-cultural, História de Itabaiana.

Anúncios
comentários
  1. Emeson Carlos disse:

    Acredito que estas ruínas deve ser tombada o mais rápido possivel, e construir um museu sacro, afim de enfatizar a visita a esta localidade, também seria muito importante que no dia 28/08 fosse celebrado uma missa, relembrando o” inicio “de Itabaiana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s